Thursday, 23 January, 2020
Já pensou em convidar aos amigos ou familiares a sua casa para fazer uma degustação, mas não sabia exatamente como? Com TRIO Wine e essas dicas fáceis, você vai ser o anfitrião perfeito e o novo sommelier do seu grupo.
Degustação é o processo pelo qual se avalia e valoriza um vinho usando três etapas sensoriais: a vista, o olfato e o paladar.
Nas degustações em casa, vamos denominá-las “hedonísticas”, já que não são realizadas por especialistas, o objetivo é que cada pessoa descubra o prazer subjetivo de analisar um vinho para logo acrescentar algum reconhecimento ou crítica.
Deixe que os seus sentidos te guiem
A visão é o primeiro sentido que usaremos. Para que a degustação seja exitosa, recomendamos que ela aconteça em um local iluminado ou com luz natural, afinal o primeiro passo é inclinar a taça em um ângulo de 45 graus fazendo que o vinho passe suavemente por todo o recipiente e assim, você conseguirá apreciar a aderência às paredes e a formação de lágrimas ou pernas.
Se as pernas forem finas, significa que o vinho se sente leve na boca, por outro lado, as lágrimas grossas indicam que o vinho é encorpado. Em relação à velocidade do deslizamento, pode-se determinar que: se as pernas caem lentamente é um vinho com boa concentração de álcool, no entanto, se deslizam rapidamente, é um vinho com baixo nível de álcool.
Para apreciar as propriedades voláteis do vinho, usaremos o olfato. O primeiro passo é deixar a taça em cima da mesa para que se desprenda dos odores mais leves. Logo, ainda na mesa, realize pequenos movimentos, desta maneira, a superfície vai se romper e os odores do corpo do vinho vão se aflorar. Para finalizar essa etapa, segure a taça e faça um movimento circular firme que molhe a taça inteira, assim o vinho mostrará todos os seus aromas.
Logo após perceber as sutilezas do vinho, você vai conseguir qualificar se ele é elegante, complexo ou agradável com base nos seguintes grupos aromáticos: frutal, floral, herbal, vegetal ou picante.
A subjetividade desta etapa é superior em comparação às demais, uma vez que a memória olfativa e o desenvolvimento do músculo do olfato vai se aprimorando com o tempo.
O terceiro passo, você deve tomar um pequeno trago de vinho e sem engolir, deve deixar na cavidade bucal por uns 10 segundos e logo, beber ou cuspir.
Graças às papilas gustativas, é possível determinar se o vinho é ácido, doce ou seco, assim como se sua textura é, no caso dos brancos, de corpo sedoso ou leve.
Tanto o serviço como a degustação têm uma ordem pré-estabelecida que se deve manter para que seja exitosa: dos brancos aos tintos, de vinhos leves a vinhos mais encorpados e de secos a doces. Por esse motivo, recomendamos a seguinte ordem:
Inicie a sua degustação com o TRIO Chardonnay e suas notas frutais, logo, ofereça um copo d’água para limpar o paladar dos seus convidados.
Continue com TRIO Merlot, um vinho leve com acidez suave e com sabores de frutas, como framboesa e ameixa, bem marcados.
Para fechar, com o TRIO Cabernet Sauvignon, os participantes se deleitarão com um vinho encorpado e com toques de frutas vermelhas e de cássis.
Os comentários estão fechados.