Bem-vindo
Eu tenho idade legal para tomar álcool no meu país
Si
No

TRIO Sentidos: olfato

Friday, 23 July, 2021

Durante uma experiência de degustação, você já se perguntou “como posso identificar os aromas do meu vinho?”.

Inicialmente, as informações sobre a composição de aromas e sabores do vinho podem ser encontradas em seu rótulo. No entanto, algumas vezes nós podemos reconhecer as notas cítricas ou de frutos vermelhos, e para isso, te convidamos a ler este guia para que você se torne um especialista na degustação do seu vinho favorito.

Você sabia que o nosso reconhecimento de aromas se relaciona diretamente com a nossa memória? Quanto mais sabores você provar, maior será o seu leque de conhecimento dos aromas. A boa notícia é que podemos exercitar o olfato prestando atenção no nosso entorno: as frutas que compramos, os condimentos que utilizamos ao cozinhar e também, caminhando habitualmente pelas ruas. Desta maneira, o banco de informações do seu cérebro será cada vez mais amplo.

Identifique todos os aromas que te rodeiam com o seu respectivo nome, para que na próxima vez que você ler um rótulo sobre os componentes do seu vinho, você reconheça desde o princípio os seus aromas.

Além disso, há dois pontos importantes para que a sua experiência olfativa sobre os aromas do seu vinho seja perfeita: inalações e taças.

A taça escolhida para degustar o seu vinho é de extrema importância. Deve-se levar em consideração: o formato, o tamanho e a qualidade da taça. É sempre melhor um vidro transparente sem entalhes ou cores, pois dificultam a degustação e observação do vinho.

Além disso, e talvez o fator decisivo, seja o diâmetro da taça, que deve ser larga o suficiente para que você possa mexer o vinho, o que permitirá que os aromas sejam liberados e você possa explorá-lo em todo o seu esplendor.

en "TRIO Sentidos: olfato"
Deixe um comentário

Os comentários estão fechados.