Bem-vindo
Eu tenho idade legal para tomar álcool no meu país
Si
No

Guia TRIO: rolha

Friday, 27 August, 2021

A abertura de um vinho é um momento especial para os amantes dele. Porém, você sabe qual é a importância da rolha?

A cortiça e o vinho estão juntos quase desde o início da vinicultura, sua principal função é manter o vinho a salvo de agentes externos, no entanto, desde seu nascimento, a rolha é um objeto incrível.

A cortiça é o revestimento externo do carvalho do Mediterrâneo, uma espécie que cresce principalmente na Espanha, Portugal e França, e pode viver mais de 200 anos.

A colheita desta árvore é feita a cada nove anos e é amigável ao meio ambiente, pois não corta toda a árvore, mas apenas sua casca. Esta crosta tem uma estrutura fácil de cortar, porosa e grossa, o que leva a um longo armazenamento do seu vinho favorito.

Além disso, se você olhar para uma rolha com um microscópio você pode ver que ela é composta de milhões de células que são compostas de uma substância orgânica chamada suberina, que é caracterizada pela elasticidade e permeabilidade. Dentro de cada célula há gás, e é por essa razão que as rolhas flutuam.

É graças à rolha que o vinho recebe a quantidade certa e necessária de oxigênio, isso entra através das irregularidades da rolha, ou lenticelas. Enquanto isso, quanto maior a quantidade de lenticelas, menor a duração da rolha e menor sua capacidade de impermeabilidade.

Para manter sua rolha da melhor maneira você deve considerar a umidade a que está exposta, que deve estar entre 60% e 70%, porque em uma porcentagem maior ou menor a rolha pode produzir fungos que podem ser transferidos para o vinho. Para evitar esse infeliz problema, a garrafa deve ser mantida em uma posição inclinada, isso permite que a rolha quando em contato com o vinho não seque.

Por essa razão, o lugar onde você armazena seu vinho é fundamental. Evite deixá-lo na cozinha, o calor do forno pode transformar o vinho em vinagre. É aconselhável manter a garrafa em um lugar fresco e escuro, que é ventilado de tempos em tempos.

 

en "Guia TRIO: rolha"
Deixe um comentário

Os comentários estão fechados.