Bem-vindo
Eu tenho idade legal para tomar álcool no meu país
Si
No

Guia TRIO: Assemblages

Wednesday, 27 January, 2021

Dentro do universo de produção de vinhos existem diversos conceitos que são conhecidos por todos os enólogos. No entanto, nem todos nós conseguimos catalogá-los. Alguma vez você já se perguntou o que é um vinho blend ou uma assemblage?

Diferente dos vinhos varietais, as assemblages são uma mistura de dois ou mais tipos de uvas que podem ser de safras distintas ou até mesmo da mesma safra. Graças a esta combinação, é possível experimentar novas texturas, aromas, cores e corpos. 

Esta mistura permite que os enólogos criem vinhos extraordinários e complexos, já que as safras se complementam, trazendo gordura ou acidez. Também é uma boa ferramenta para multiplicar os aromas, já que cada videira possui um aroma próprio e diferente.

Existem muitas maneiras de fazer a assemblage de um vinho, entre elas:

  • Misturar o vinho após a fermentação, terminando o processo de vinificação.
  • Fermentar as safras juntas, ou seja, colher as videiras de um mesmo campo e vinificá-las ao mesmo tempo.
  • Fazer a mistura após o envelhecimento do vinho.
  • Misturar as safras desde o início da vinificação.

As variedades de TRIO misturam diversos exemplares de safras que produzem um resultado perfeito, dando vida à verdadeira arte da assemblage.

TRIO Perfect Blend: se caracteriza por ser uma linha de assemblage elegante, variada e deliciosa que se adapta perfeitamente a diversas situações. Cada uma destas assemblages contém a porcentagem perfeita para compor o vinho ideal para as suas noites.

Trio Merlot: A extraordinária mistura de um 52% Merlot, 45% Carmenere e 3%  Syrah é ideal para harmonizar massas, carnes e queijos. O seu aroma delicioso nos remete a cerejas vermelhas e a amoras frescas.

Trio Cabernet Sauvignon: O seu delicado sabor é graças a combinação de um 88% Cabernet Sauvignon, mais um 7% Cabernet Franc e 5% Syrah. Juntos eles são a companhia perfeita  para carnes vermelhas como a carne de vaca ou cordeiro.

Trio Chardonnay: Com um 87% Chardonnay, 8% Pinot Blanc e 5% Pinot Grigio, esta é uma assemblage cítrica que harmoniza perfeitamente com aves, mariscos e peixes.

Se atreva a prová-los!

 

en "Guia TRIO: Assemblages"
Deixe um comentário

Os comentários estão fechados.